top of page

Turismo no Mato Grosso: 8 lugares para se apaixonar

Para você ter uma ideia, somente o Mato Grosso conserva três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Trata-se do único estado a ter esse privilégio

Se existe uma marca do nosso Brasil é sua diversidade natural. Para você ter uma ideia, somente o Mato Grosso conserva três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Trata-se do único estado a ter esse privilégio! Por isso, você deve considerar incluí-lo em seu roteiro de férias e se surpreender com turismo no Mato Grosso.

São muitos os motivos que fazem dessa parte do Brasil uma região especial. O estado oferece opções variadas, que agradam a todos os tipos de viajantes. Você pode explorar a história e a gastronomia da capital, além de aproveitar o ecoturismo e a aventura em seu interior.

Dar um passeio pelo centro histórico, nadar em rios de águas cristalinas, observar diversas espécies de aves e se deliciar com os pratos preparados com peixes da região são algumas das opções que você terá por lá. Confira, agora, os 8 melhores pontos turísticos do Mato Grosso!

1. Cuiabá

A capital do Mato Grosso, Cuiabá, vai agradar aos turistas que gostam de atividades culturais, apreciar arquiteturas coloniais e degustar boa gastronomia. Não deixe de conhecer os casarões e as igrejas antigas do centro histórico.

Que tal conhecer o rico artesanato do estado mais de perto? Para tanto, visite a Casa do Artesão — o passeio será encantador. Sem dúvidas, Cuiabá é uma ótima porta de entrada para o Mato Grosso. É onde você terá os primeiros contatos com a cultura e a diversidade desse estado maravilhoso.

2. Chapada dos Guimarães

A 70 km de Cuiabá, há a Chapada dos Guimarães, um dos principais destinos de ecoturismo do estado. Prepare-se para se apaixonar por paisagens incríveis, cachoeiras e paredões de pedra (tudo isso com muita tranquilidade).

A Chapada é o lugar perfeito para contemplar a imensidão da natureza e relaxar. Uma das atrações mais famosas é a Cachoeira Véu de Noiva. É possível hospedar-se nos confortáveis hotéis de Cuiabá e, de lá, explorar a região da Chapada.

3. Nobres

Com uma beleza natural surpreendente, Nobres é um dos pontos turísticos do Mato Grosso preferidos dos amantes de turismo de aventura. Por lá, você pode:

  • fazer flutuação em rios de águas cristalinas;

  • observar várias espécies de peixes;

  • praticar boia cross;

  • conhecer algumas cachoeiras;

  • fazer tirolesa e muito mais.

As atrações mais famosas ficam no distrito de Bom Jardim, a cerca de 150 km de Cuiabá. Aproveite para conhecer o Aquário Encantado e a Cachoeira da Serra Azul, além dos Rios Triste e Salobra. Sem dúvidas, você vai se impressionar com a exuberância desses lugares.

4. Pantanal

Sabia que parte do Pantanal fica no Mato Grosso? Conhecer um dos ecossistemas mais diversos do mundo, com mais de mil espécies de animais e quase duas mil de plantas, é bem fácil. A apenas 100 km de Cuiabá, você já terá acesso a algumas atrações da região pantaneira.

O Pantanal é perfeito para a observação de animais, como jacarés, garças, gaviões, tamanduás e até onças-pintadas. E, por ser a maior planície alagável do mundo, a vasta possibilidade de roteiros surpreende seus visitantes.

São cenários deslumbrantes, que misturam natureza e tradição. Isso tudo cercado de uma infraestrutura hoteleira completa, gastronomia deliciosa e passeios imperdíveis, que podem ser feitos a pé ou com cavalos, jipes e barcos. Essa é uma experiência de viagem única!

5. Jaciara

A cidade de Jaciara fica a 145 km de Cuiabá. Templo dos esportes radicais, o município tem dezenas de cachoeiras, corredeiras e grutas dedicadas a elevar a adrenalina ao máximo em terras mato-grossenses.

Toda essa emoção tem um endereço: são as Thermas Cachoeira da Fumaça e sua queda de 30 metros de altura. Nelas, os visitantes podem praticar rafting e rapel, além de nado, mergulho, trilha e outras opções que tornarão suas férias inesquecíveis.

Não bastasse toda a generosidade da natureza com Jaciara, a cidade ainda conserva o Sítio Arqueológico Vale das Perdidas. Trata-se de um excelente programa para ver de perto pinturas rupestres de mais de 3 mil anos.

6. Vale do Araguaia

Quem disse que o Centro-Oeste brasileiro não tem uma bela praia? Você precisa conhecer o Vale do Araguaia, localizado entre as fronteiras dos estados do Mato Grosso e Goiás, a 518 km de Cuiabá.

São 34 municípios que preservam aldeias indígenas, cachoeiras, rios, grutas e a Praia da Arara. Com água doce, além de areia branquinha e fofa, esse é um dos pontos turísticos do Mato Grosso que não pode ficar de fora de seu roteiro.

E, se você também curte misticismo, é no Vale do Araguaia que ficam as Serras do Roncador e Azul. Ambas são consideradas, por ufólogos e esotéricos, regiões de contato com extraterrestres.

7. Amazônia

A imensidão da Amazônia não se restringe ao estado do Amazonas, como muita gente pensa. O Mato Grosso também sedia parte desse tesouro mundial.

E uma visita memorável é conhecer a cidade de Alta Floresta. Sede do Parque Estadual do Cristalino, a região é a casa de 60% das espécies das aves brasileiras!

Trata-se de um verdadeiro deleite para quem aprecia o ecoturismo, a pesquisa e a observação. A quase 800 km de Cuiabá, o destino conta com hotéis e pousadas qualificadas para atender à demanda dos amantes da natureza.

8. Cáceres

A 214 km de Cuiabá, fica o local de pesca mais conhecido do Mato Grosso. É Cáceres, que atrai pescadores esportivos do mundo inteiro. Isso acontece graças à abundância de espécies e às águas propícias para essa prática.

Mas quem prefere só observar também não vai se arrepender de inserir a cidade de Cáceres no roteiro. Isso porque existem muitas atividades disponíveis para pessoas de todas as idades, como visitas a sítios arqueológicos, passeios por lugares históricos e alta gastronomia.

Como você viu no artigo de hoje, não faltam motivos para definir essa região do Brasil como destino de sua próxima viagem, não é mesmo? Explorar os pontos turísticos do Mato Grosso certamente trará memórias inesquecíveis e recarregará suas energias. E tamanho contato com a natureza vai deixar suas férias ainda mais exclusivas.

bottom of page