top of page

Barra do Garças quer fomentar esporte e turismo com os Jogos Escolares


No mês julho, Barra do Garças (a 508 quilômetros de Cuiabá) recebe a etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. Serão mais de 1.400 alunos de todo o estado, que competirão nas modalidades de handebol, basquete, vôlei e futsal. O evento é vantajoso tanto para cidade quanto para os visitantes.

O secretário de Esporte e Lazer do município, Herbert Penze, quer fomentar ainda mais o esporte em Barra, que já é referencia no ciclismo e atletismo. Conforme o gestor, o poder público ainda tem muito que melhorar nesse aspecto, pois os principais destaques no esporte ainda vêm das escolares particulares.

O evento em Barra também é vantajoso para os estudantes de outros municípios, pois eles terão a oportunidade de conhecer uma das mais belas cidades turísticas de Mato Grosso, com diversas cachoeiras, águas termais, praias, serras e parques.

O trabalho para realizar um grande evento no mês julho já começou com a vistoria técnica das praças esportivas que irão receber as modalidades coletivas. A checagem foi feita nesta sexta-feira (31.03) por servidores da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT).

O fomento ao turismo é outro motivo para trazer os jogos. Segundo Penze, Barra já é uma cidade conhecida por ser turística, mas muita gente do estado ainda não sabe dos atrativos da região. A data dos jogos é estratégica, pois será no mesmo período da temporada de praia da cidade. “Vamos elaborar um plano, junto a Secretaria de Turismo, para trazermos os pais dos alunos que competirão nos jogos”.

Barra do Garças recebe de 17 a 23 de julho a etapa estadual de modalidades coletivas, categoria A (15 a 17 anos), dos Jogos Escolares da Juventude. A competição classifica as melhores equipes do estado para disputar a fase nacional dos jogos que ocorrem no final do ano. As modalidades dos jogos são: basquete, vôlei, futsal e handebol (masculino e feminino).


Vistoria técnica


A Univar (Faculdades Unidas do Vale do Araguaia) foi um dos espaços que mais chamaram atenção na vistoria realizada nesta sexta-feira. A ideia é que a universidade sirva como refeitório, alojamento, centro de convivência e o Centro de Comando das Operações (CCO) dos jogos.

Se o espaço for confirmado será a primeira vez na história que esses ambientes dos jogos se concentraram num mesmo local. Segundo o coordenador de Esporte Escolar da Seduc, Manoel Fonseca, a ideia facilitará ainda mais o intercambio cultural entre os estudantes. “Isso evitará grandes descolamentos e as palestras educacionais também podem ser realizadas na universidade”, ressaltou.

A Univar é pioneira em Barra do Garças e possui excelente estrutura como corredores e salas amplas, auditório climatizado e grande espaço o refeitório e centro de convivência.

Outro destaque durante a vistoria foi o Ginásio de Esportes Arnaldo Martins Beira-Rio que passa por uma importante reforma estrutural. A principal é no piso que ganhou uma tintura especial, emborrachada, para cobrir o solado antigo, que é de madeira. A reforma também acontece nas arquibancadas, no sistema elétrico e nas saídas de emergências. “Tudo conforme as regras estabelecidas pelo laudo do Corpo de Bombeiros”, acrescentou o secretário Penze.


Jogos Escolares


Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso serão realizados em 10 etapas regionais e três etapas estaduais. A primeira regional ocorre em Cáceres de 25 a 30 de abril.

O evento reúne cerca de 10 mil estudantes (de 12 a 17 anos) que competem em modalidades como o atletismo, xadrez, ginástica rítmica, basquete, handebol, futsal e vôlei. Os jogos escolares são uma realização da Seduc em parceria com as cidades sedes do evento.

bottom of page