Estado garante valorizar e incentivar o "lambadão"
Agentes da cadeia produtiva do lambadão participam nesta segunda-feira (10), de mais uma edição da série de encontros, Diálogos da Cultura. A reunião aberta será realizada no Salão Nobre do Palácio da Instrução, às 19 horas.
A iniciativa integra o conjunto de ações da Secretaria de Estado de Cultura, que visa estimular a cooperação de artistas e produtores culturais, na elaboração de políticas públicas. O momento de interação também foi idealizado para ouvir as demandas e apresentar proposta de fomento do setor. À ocasião, o secretário Leandro Carvalho, apresenta ainda, uma proposta de realização do Festival do Lambadão Mato-Grossense.
“A secretaria quer estimular o ambiente de diálogo e de troca de saberes. É importante articular de forma conjunta ações e projetos que visem estimular a cadeia produtiva da cultura. E é isso que temos buscado”, ressalta Leandro Carvalho.
Ele destaca que a agenda que cria esse ambiente de diálogo, neste momento, preza por garantir, a participação de representantes da cultura popular. “E é para os agentes do lambadão que dedicamos esta reunião. É preciso incentivar e valorizar a criatividade dos músicos do lambadão, incansáveis agentes de uma cadeia produtiva baseada na sustentabilidade e que por anos está carente de ações de fomento. Vamos pensar juntos estratégias de difusão e fortalecimento do setor”, destaca.
Leandro ressalta que na sequência, a Secretaria de Estado de Cultura fará um convite a outro importante segmento da cultura popular, o Siriri e Cururu. Logo, será divulgada a data e artistas e produtores culturais do setor serão acionados.