top of page

Reunião discute infraestrutura do 1º Festival de Povos Tradicionais de Mato Grosso


A Superintendência de Esporte e Lazer (Seduc-MT) realizou, na manhã desta segunda-feira (10.04), reunião técnica com todo secretariado do município de Santo Antônio de Leverger (a 34 quilômetros de Cuiabá) para definir a infraestrutura do 1º Festival Cultural e de Práticas Corporais dos Povos e Comunidades, a ser realizado de 31 de maio a 3 de junho. O evento reunirá em Santo Antônio cerca de 600 atletas indígenas, ribeirinhos e quilombolas.


Na reunião foram acertadas as primeiras atribuições que cada pasta terá dentro dos jogos. O prefeito da cidade, Valdir Pereira, destacou que se trata de um grande evento e que as secretarias precisam trabalhar em sinergia para que tudo dê certo.


Conforme o gestor, o festival será uma vitrine para cidade, que nesse período irá receber turistas de diversas regiões do estado. Pereira salientou que os dias de jogos coincidem com a programação de aniversário da cidade, que será no dia 13 de junho. Dessa forma ele sugeriu que os jogos sejam incluídos no calendário de festividades do aniversário de Santo Antônio do Leverger.


Seguindo a mesma linha de raciocínio o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Pedro Ribeiro, ressaltou que os jogos vão trazer investimentos para cidade, além de aquecer a econômica local por conta da presença dos turistas. Segundo ele, isso motivará a gestão a fazer reparos importantes na praia da cidade, que será o local de competição dos jogos.


Durante a reunião também foi criada uma comissão local organizadora dos jogos, que contará com representantes de cada secretaria do município. Os secretários de todas as pastas participarão da reunião de infraestrutura dos jogos, entres eles, Saúde, Educação, Segurança, Cultura e Turismo.


O 1º Festival Cultural e de Práticas Corporais dos Povos e Comunidades reunirá cerca de 600 atletas pertencentes aos municípios do Vale do Rio Cuiabá: Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barão do Melgaço, Nobre e Cuiabá.


O festival irá reunir três grupos de povos tradicionais de Mato Grosso: indígenas, quilombolas e ribeirinhos. O objetivo do evento é promover a integração entre essas comunidades por meio do esporte e lazer. Algumas das modalidades serão arco e flecha, cabo de força, natação, futebol de campo e vôlei de areia.


O evento é uma realização do Governo do Estado por meio da Superintendência de Esporte e Lazer da Seduc, com parceria da prefeitura de Santo Antônio do Leverger. O evento também conta com recursos do Ministério do Esporte.

bottom of page