Festa do Senhor Divino

May 6, 2017

O Divino Espírito Santo começou a ser festejado em Portugal, no inicio do século XIV. Surgiram no Brasil nos tempos coloniais, no reinado de Dom João VI. No século XVII espalhou-se por suas colônias, inclusive o Brasil.

Em Cuiabá, nas primeiras décadas do século passado, a cidade chegou a ter duas festas do Divino Espírito Santo: uma do bairro do Porto e outra da Catedral, com poucos dias de diferença uma da outra. Em meados da década de 30 a Festa do Divino foi como que unificada e, na memória dos cuiabanos mais antigos ainda resistem as imagens das festas que aconteciam no Campo d’Ourique, com direito a touradas, local onde atualmente está sediada a Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

A festa é organizada pelas famílias tradicionais de Cuiabá e durante o dia tem além da missa e procissão, é servido o tradicional ‘’chá-co-bolo’’, E no período noturno também tem a missa e a procissão, e depois tem um jantar com comidas tradicionais como a Maria Isabel com Farofa de Banana.

As comemorações do Senhor Divino têm sua data alterada a cada ano, uma vez que o dia está associado com a Páscoa. A Festa do Divino acontece sempre 50 dias depois do domingo de Páscoa. Os festeiros são sempre pessoas de famílias tradicionais. As atividades da Festa mobilizam dezenas de pessoas diretamente e, indiretamente, toda a população cuiabana, para a qual, a Festa do Divino simboliza a fé e a própria cultura religiosa desta terra secular.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.tur.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso | Sede Cuiabá - MT

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle