Rasqueado

May 7, 2017

Nascido da convivência entre negros, índios e brancos, o rasqueado é hoje o ritmo folclórico símbolo de Mato Grosso. Tocado em festas populares, tem ritmo alegre. Tocado originalmente apenas na viola-de-cocho, foi ganhando novos instrumentos ao longo do tempo, principalmente com a chegada dos paraguaios, que ficaram prisioneiros logo após a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870).

São várias as definições para o rasqueado. Tem aquele que diz que: “O rasqueado é um estilo de música e dança regional do Centro-Oeste brasileiro, localiza a capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá”. Tem aqueles que dizem que o rasqueado é “arrastar as unhas ou um só polegar sobre as cordas sem as pontear”.

Mais um esclarecimento ou definição sobre o rasqueado: “O rasqueado cuiabano (assim conhecido por ser mais executado em Cuiabá, a capital do Estado) é a música popular mato-grossense que tem as suas origens nos ritmos que formaram a música popular brasileira” (ARRUDA, 2007, p. 21). O rasqueado é formado por três ritmos que estão na base da formação do povo brasileiro, ou seja, o negro, o índio e o europeu. 

A princípio, o rasqueado estava restrito às classes mais populares. Somente na segunda metade do século XX é que passou a ser aceito pela elite e ganhou os bailes e até festas de santo.

Uma lei aprovada pela Assembléia Legislativa em 200 transformou o ritmo no símbolo de Mato Grosso, juntando-se ao siriri, cururu e outros ritmos trazidos por mineiros, nordestinos e sulistas para formar o mosaico musical do Estado. 
(Fonte: LAURISTELA, 2011, p. 94-107)

Tags:

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle