Maior reserva particular do Brasil completa 20 anos

Com 108 mil hectares, reserva protege 1% do pantanal mato-grossense

De fazendas de gado à área dedicada à conservação da natureza. Essa foi a transformação de 108 mil hectares, protegendo aproximadamente 1% do pantanal mato-grossense.
Em 04/07/1997, exatamente há 20 anos, foi criada a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal. Principal Unidade do Sesc Pantanal – polo de ação socioambiental do Departamento Nacional do Sesc -, é a maior reserva particular do país e por cuidar de grande parcela da maior planície alagável do planeta, o Pantanal, é designada internacionalmente como Sítio Ramsar e Zona Núcleo da Reserva da Biosfera - UNESCO.
Ano após ano, a Reserva foi tomando forma para alcançar a estrutura de hoje, com um trabalho sólido de monitoramento e prevenção contra o desmatamento, caça e pesca e controle de queimadas durante todo o ano.
O trabalho de pesquisa também é umas das tônicas da Unidade, que já apoiou dezenas de projetos provenientes de instituições do Brasil e do exterior. Este trabalho já resultou em mais de 130 publicações científicas e 10 livros da Coleção Conhecendo o Pantanal.
Todos os dias - além de todas as ações para a conservação - são realizados estudos e desenvolvidos projetos para a conscientização da população local, promoção de atividades de educação ambiental e ainda a integração com o turismo ecológico e responsável. Tudo para que as futuras gerações possam aproveitar e valorizar esse patrimônio brasileiro.
O Sesc Pantanal
O polo de ação socioambiental do Departamento Nacional do Sesc, em 2017, celebra 20 anos de trabalho na região do Pantanal. Além da RPPN, integram o Sesc Pantanal: o Hotel Sesc Porto Cercado – unidade hoteleira com enfoque no ecoturismo e vivência da cultura pantaneira; o Parque Sesc Baía das Pedras – parque de educação ambiental; o Sesc Poconé – centro de atividades com foco na ação socioambiental; e o Parque Sesc Serra Azul – parque de turismo ambiental e de aventura.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle