Unemat realiza eventos que reunirão 32 etnias de Mato Grosso

July 25, 2017

A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza a partir do dia 28 deste mês, no campus de Barra do Bugres, dois eventos relacionados à temática indígena.

O 1º Congresso de Línguas Indígenas de Mato Grosso e a 2ª Jornada dos Povos do Brasil: Educação, Território e Identidades devem reunir cerca de 32 etnias em um único espaço.

Os dois eventos serão realizados conjuntamente, entre 28 e 30 de julho, em Barra do Bugres (MT), durante a etapa presencial dos cursos de graduação da Unemat para professores indígenas.

Com esse Congresso, a Unemat espera reunir professores e pesquisadores não só na Universidade do Estado, mas também de diversas universidades brasileiras e, sobretudo, reunir os povos indígenas para refletir e oportunizar a formação de pesquisadores.

O objetivo é favorecer a formação de grupos de pesquisa, implementar políticas linguísticas para a valorização e fortalecimento das línguas nativas e demonstrar a pluralidade linguística de Mato Grosso.

Em Mato Grosso existem 38 povos indígenas que falam mais de 30 línguas não aparentadas geneticamente aos dois troncos linguísticos e também a diversos grupos etnolinguísticos que não se assemelham a esses troncos.

A Unemat tem como preocupação garantir a sobrevivência das línguas indígenas e promover o estudo dessas línguas.

Em Mato Grosso existem comunidades monolíngues nas línguas ancestrais e até mesmo comunidades que já perderam suas línguas e falam exclusivamente o português.

A Universidade é pioneira na América Latina na oferta de cursos específicos e diferenciados para indígenas, sendo exemplo para a criação de diversos cursos em que as características dos povos indígenas são respeitadas.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.tur.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso | Sede Cuiabá - MT

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle