Cuiabá e MT fortalecem o turismo

August 14, 2017

O prefeito em exercício de Cuiabá, Niuan Ribeiro, participou da cerimônia de posse do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismos (Cedtur) de Mato Grosso. O ato foi realizado na noite de sexta-feira (12), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), e contou também com a presença do governador do Estado, Pedro Taques, e diversos representantes do trade turístico da Capital. 

“Agora a ferramenta está nas mãos, sei que essa sempre foi uma batalha, e agora o governador Pedro Taques instituiu o conselho. A Prefeitura de Cuiabá, irá caminhar na mesma direção. Já demos posse ao conselho municipal no início de agosto e entendemos que o turismo é a maior indústria, que precisa ser fomentada. Tanto o estado como a capital têm a capacidade de fazer um turismo de alta qualidade, pois aqui temos três biomas, um eco-turismo riquíssimo, oportunidades de negócios, e assim podemos crescer e expandir todas as qualidades que o estado possui”, afirmou o prefeito em exercício.

Niaun aproveitou a oportunidade para ressaltar também o potencial da Capital e ainda parabenizou a vitória do grupo de dança folclórica de Mato Grosso, Flor Ribeirinha, vencedor do 18º Festival Internacional de Arte e Cultura, na Turquia. 

“São pessoas apaixonadas e guerreiras que fazem da nossa tradição o nosso maior valor, o prefeito Emanuel Pinheiro tem se dedicado muito por isso. Essa viaje para os Estados Unidos irá colocar as comemorações dos 300 anos de Cuiabá no calendário internacional da ONU, por que assim poderemos captar recursos, e avançar com as nossas potencialidades”, explicou.

O chefe do Executivo estadual, Pedro Taques, pontuou algumas ações da sua gestão, e disse acreditar no turismo como grande fomentador de recurso. Segundo ele, é necessário movimentar o estado através de manifestações culturais, como o cururu e siriri, juntamente com o turismo de agronegócio. 

“O conselho aqui é uma criação da nossa administração, há mais de 10 anos o segmento buscava, o que ninguém nunca fez. O turismo gera renda, é uma economia criativa, estamos construindo o Centro de Economia Criativa, no grande hotel e já temos seis milhões de reais de recursos do BNDS para execução”, disse o governador.

A cerimônia também homenageou o diretor da Região Centro-Oeste da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Luiz Verdun, falecido recentemente.

Cedtur

O Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo foi criado pela Assembleia Legislativa, por meio da estadual lei 10.396/2016, e tem a função de propor ações e subsídios para as políticas públicas de desenvolvimento do turismo.

A composição do conselho conta com 20 conselheiros, sendo 10 representantes do Poder Público e 10 representantes da Sociedade Civil Organizada, nomeados com seus respectivos suplentes.

O conselho tem como principais atribuições estimular a promoção e divulgação do potencial e destinos turísticos do Estado de Mato Grosso em âmbito nacional e internacional; auxiliar, estimular, promover as ações públicas ou privadas para o desenvolvimento do turismo no Estado e promover a interação e integração entre o Poder Público, a Sociedade Civil Organizada e a população mato-grossense.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle