Jaciara – a Capital do turismo de aventura

Quando alguém fala em turismo de aventura em Mato Grosso a primeira cidade que vem a memória é Jaciara. Isso ocorre pelo município possuir uma infinidade de atrativos turísticos como cachoeiras, águas termais, trilhas, formações rochosas e até mesmo sítios arqueológicos.

Além da vocação natural para o turismo, a cidade se posicionou ainda na década de 1990, com a realização da semana de esportes radicais. Foram mais de 10 edições e isso imprimiu no imaginário mato-grossense a ideia de que Jaciara é a Capital da aventura.

O maior símbolo do Turismo da cidade é o rio Tenente Amaral. Ele margeia o núcleo urbano e é perfeito para atividades aquáticas. Com corredeiras e quedas de água é um verdadeiro parque de diversão para a prática de rafting, caiaques infláveis e rígidos. Independentemente do nível técnico, o praticante irá se divertir nessas águas transparentes.

A cachoeira mais famosa da cidade é a da Fumaça. Com mais de 20 metros de queda livre, é formada pelas águas do rio Tenente Amaral. O passeio comercial de rafting inclusive começa após uma trilha que chega próximo a cachoeira.

Aliás, várias quedas d´agua surgem de uma espécie de canyon. Um lugar onde é possível sentir toda a força da natureza.
Além dela, a cachoeira da Mulata é bastante frequentada principalmente pelos praticantes do rapel. Uma atividade comercial e muito segura onde o praticante desce a parede da cachoeira por meio de cordas. Uma sensação única e que permite chegar a lugares incríveis.
Para um banho de rio ou ainda de piscina há diversos balneários em Jaciara. Para acessar os passeios e os balneários o visitante deve seguir pela estrada parque onde há várias opções. O córrego do Engano, que desagua no Rio Tenente Amaral, possui dezenas de pequenas quedas de água e diversos balneários abertos à visitação também.Distante apenas 145 km de Cuiabá, a cidade possui aproximadamente 26 mil habitantes. Antiga aldeia bororo, a região só foi colonizada a partir da década de 1950 e se consolidou com a construção da BR-364, que corta a cidade.No início vieram os migrantes nordestinos, depois os paulistas, mineiros, goianos, paranaenses e os gaúchos. Desmembrado de Cuiabá e Poxoréo, Jaciara possui como atividade econômica principal a agricultura e a pecuária de corte.Buscando nos apropriar da vocação de aventura da cidade iremos realizar a última etapa do Circuito Ultramacho 2017, entre os dias 25 e 26 de novembro. Entusiastas da corrida em trilha, do mountain bike, da canoagem e da superação de maneira geral podem se preparar. O evento irá oferecer todos os ingredientes de uma grande aventura.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle