Conselho Estadual do Turismo define Câmaras Temáticas e agenda para 2018
O Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso se reuniu, na tarde de terça-feira (28), para definir as metas para o ano de 2018. Recentemente formado, o Conselho irá nortear as ações na área do turismo no estado no setor público e junto ao trade. O foco é fazer o planejamento a médio e longo prazo para o turismo.
Uma das principais funções do órgão é receber as demandas das cidades, promovendo a interação entre os municípios, o Estado e o trade, visando elaborar projetos que sejam prioritários para a comunidade.
Na reunião de terça foi definida a formação das Câmaras Temáticas, que são quatro: Câmara de Planejamento, Câmara de Qualificação e Estruturação, Câmara de Marketing e Apoio à Comercialização e Câmara de Infraestrutura.
O secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, aproveitou a última reunião do ano para apresentar o relatório das ações promovidas pela Secretaria nos três anos em que está à frente da pasta.
“Em apenas três anos foram inúmeras as ações realizadas em diversas áreas, como os projetos de infraestrutura do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur); o Voe MT – programa de isenção fiscal para companhias aéreas; e a linha de crédito da agência Desenvolve MT exclusiva para o turismo”, destacou Nigro.
Uma das principais ações da pasta, nos últimos três anos, foi a retomadas da FIT Pantanal – Feira Internacional do Turismo do Pantanal. A realização da FIT em 2018 foi um dos assuntos debatidos no Conselho.
No próximo ano, a Feira será realizada no período de 03 a 06 de maio, com o tema “Turismo Sem Fronteiras: A Integração Sul-americana”.
Agenda e formação
A primeira reunião do Conselho Estadual de Turismo em 2018 será no dia 29 de janeiro.
Esperado pelo trade turístico de Mato Grosso há mais de 20 anos, a formação do Conselho só aconteceu no ano de 2017 graças à prioridade que o governador Pedro Taques tem dado ao Turismo em Mato Grosso. O setor é um dos pilares econômicos mundiais, movimentando 52 segmentos, como comércio, bares e restaurantes, agências, locadoras de veículos, empresas áreas, entre outros.
O Conselho é formado por 10 representantes do setor público, como as Secretarias: de Desenvolvimento Econômico – através da Secretaria Adjunta de Turismo, de Cidades, de Infraestrutura, Educação e Cultura, entre outras; e 10 representantes do trade turístico, como Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Sindeventos (Sindicato das Empresas de Eventos e Afins), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso), Singtur (Sindicato dos Guias de Turismo), entre outros.