O Espírito Santo é de Cuiabá

A festa do Senhor Divino é a festividade religiosa mais antiga de Cuiabá que simboliza a fé e a cultura da nossa gente.

No domingo passado aconteceu o primeiro evento da Festa do Senhor Divino 2018 com tradicional feijoada realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso.
E o que é isso? É uma festa da cuiabania para reformar a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus, a nossa querida igreja Matriz para as comemorações dos 300 anos da Capital? Sim, tem também esse escopo mas é muito mais.
A festa do Senhor Divino é a festividade religiosa mais antiga de Cuiabá que simboliza a fé e a cultura da nossa gente (cuiabanos de nascimento ou por escolha de amor) e está esmorecendo a cada ano se nós não unirmos para propagar aos cristãos que o Espírito Santo é o poder de Deus em ação, sua força ativa, sua energia projetada para onde mais necessitamos. Vivemos tempos estranhos, o quadro de conflitos e ódio é um grito de alerta à nossa união. Sejamos doces num tempo ácido. Vale buscar o que nos une e é o amor de Cristo que nos move.
Essa festa teve origem no Brasil Império (daí os títulos de Imperador e Imperatriz) que em 2018 preferem ser denominados humildes servos do Divino Espírito Santo. É uma das mais lindas tradições do povo cuiabano que deve se perpetuar às futuras gerações; não por ser tradicional (o mundo mudou e muda o tempo inteiro, graças a Deus) mas por ser uma festa que merece ser louvada pois preservar os bons passos do passado nos mostra como caminhar para o futuro.
Vamos engrandecer essa festa, abrir as portas da Igreja Matriz, percorrer nossas ruas para nosso povo beijar a bandeira vermelha com os sete dons do Espírito Santo, ser coroado e receber o pão abençoado que leva a fartura ao seu lar. É esse o desafio, resgatar o retrato histórico do cuiabano e dos aqui chegam e amam essa cidade.

O ápice da festa é o domingo de Pentecostes (50 dias após a Páscoa) onde se celebra o derramamento do Espírito Santo sobre a face da terra e será em 20/05/2018, com uma programação intensa que é verdadeiro patrimônio cultural de um povo de fé, que quer segurança, saúde, oportunidades, que acredita que vale a pena viver a vida. Prefiro dizer que mais que tradição e cultura a Festa do Divino é senso de humanidade, é a celebração que garante a paz e o perdão para ser levado ao mundo, ensinado aos nossos filhos e às futuras gerações.

Todos querem colher os frutos da presença do Espírito Santo mas poucos se abrem para receber seus dons, então vamos julgar menos e abraçar mais, mergulhar no que temos de melhor e participar intensamente dos festejos do Divino.
Afinal, somos o que somos. Nós não somos o corpo, as emoções, os pensamentos. Nós somos seres de inteligência divina, amor divino e poder divino. VIVA O SENHOR DIVINO!!!!
Gabriela Novis Neves Pereira Lima

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle