Programação dos 300 anos de 'São Gonçalo Beira Rio' é lançada nesta sexta com palestra de historiador

December 6, 2017

A região de São Gonçalo Beira Rio, uma das mais antigas de Cuiabá, completa 300 anos em 2018. A festa em comemoração ao aniversário do local acontecerá durante todo o ano, de janeiro a novembro, e a programação será anunciada nesta quinta-feira (7), na sede da Associação de Moradores.
A comunidade foi formada em 1718, quando bandeirantes paulistas passaram pelo local à procura de índios. Posteriormente, encontraram o ouro de 'aluvião', abundante na região da Prainha, ainda no século XVIII.
Hoje, o lugar destaca-se como ponto turístico, principalmente de turismo gastronômico, pelas dezenas de peixarias que produzem diariamente os pratos típicos cuiabanos, como mojica de pintado, ventrecha de pacu, e muitos outros.
Nesta sexta (7), devem comparecer à reunião autoridades, apoiadores, colaboradores e outros convidados, que participam, também, de uma palestra com o historiador Paulo Pitaluga Costa e Silva, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e autor do livro "São Gonçalo Velho".
De acordo com a assessoria, Pitaluga mergulhou em uma pesquisa histórica e etimológica sobre o nome ‘Cuiabá’, buscando fatos, documentos e mapas sobre sua origem.
No evento de sexta-feira também serão empossados os membros efetivos e honorários do comitê organizador dos festejos de São Gonçalo 300 anos, que começam em janeiro de 2018 e terminam em novembro, na Festa das Ceramistas.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle