Programação especial marca a reabertura do Museu de História Natural de Cuiabá

December 14, 2017

A primeira feira do Museu de História Natural de Mato Grosso (Antigo Museu de Pré-História Casa Dom Aquino), ocorrerá de 14 a 17 de dezembro, e contará com uma programação focada para as famílias, o evento marcar a reabertura do espaço para população. O Museu de Pré História Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio (em frente à entrada do estacionamento da UNIC), 2000, bairro Dom Aquino em Cuiabá – MT.

A programação conta com espaço Kids para a criançada, visita guiada a exposição do Museu, feira de Artesanato, brechó, além de, apresentações Culturais, Performance, Contação de História, projeções entre outras atividades.  A praça de alimentação ofertará vários pratos típicos, e também terá uma feira de artesanato para quem quiser comprar aquele presente de natal.

A cultura indígena estará em destaque durante o desenvolvimento das atividades do Projeto “Práticas e Saberes Indígenas” do Ponto de Cultura Casa Dom Aquino, durante toda programação. Construída em 1842 a Casa Dom Aquino, é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso. A casa em estilo colonial possui traçado arquitetônico em formato de “U” com 12 cômodos e fachada voltada para o rio Cuiabá, que se encontra a poucos metros de distância. A exposição permanente apresenta fósseis como o do tatu (Pampatherium humboldti) e Preguiça gigante (Eremotherium Iaurillardi), dinossauros (saurópoda), e animais marinhos do período que Chapada dos Guimarães foi mar, além de artefatos arqueológicos produzidos pelo homem caçador-coletor e do homem ceramista, como: pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica. O visitante pode também observar um pouco dos achados arqueológicos encontrados nas escavações realizadas no próprio espaço onde se encontra o museu e em antigos engenhos de cana de açúcar que existiam na nossa região no século XVIII e XIX. As louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos contam um pouco da história da colonização de Mato Grosso.

O Evento é resultado de uma parceria entre Archaeo Pesquisas Arqueológicas, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) e o programa Ponto de Cultura do Governo Federal.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle