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Mato Grosso participa do encontro nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo


A Secretaria de Adjunta de Turismo de Mato Grosso participa, em Brasília, do 5º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), iniciado nesta terça-feira (06), na sede da Embratur. O grupo do RIMT é composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Sebrae (Nacional e estaduais) e de órgãos oficiais de Turismo das Unidades da Federação (UFs), compartilha experiências de forma a orientar a promoção de localidades.


As discussões, que visam adaptar a oferta de atrativos às expectativas e tendências do mercado de viagens, fornecem subsídios à tomada de decisões na área. A RIMT, inclusa no Plano Estratégico de Marketing Turístico – Experiências do Brasil 2014/2018, busca manter um processo de sinergia entre atores públicos e privados do segmento, que permita ampliar a profissionalização do marketing turístico.


Estão presentes o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, e a coordenadora de Marketing e Comercialização do Turismo da Seadtur, Simone Lara Pinto.


“A RIMT é um processo inteligente que permite aos estados ampliar a profissionalização dos destinos de modo a orientar a promoção conforme as expectativas e tendências de mercado. Todo esse processo vem ao encontro das ações do Governo do Estado, através da Adjunta de Turismo, que tem como meta o posicionamento do destino Mato Grosso nos principais mercados emissores de turistas nacionais e internacionais”, explica Simone Lara Pinto coordenadora de Marketing e Comercialização do Turismo da Seadtur.


“A Rede preconiza metas a exemplo da integração de políticas públicas e a identificação de oportunidades, trabalho que temos desenvolvido em Mato Grosso junto aos municípios e aos operadores do turismo”, explica Luis Carlos Nigro.


Leia: Certificados de participação do I EMAMA estão disponíveis para retirada

Temáticas – Um dos temas defendidos pelo MTur é o empenho pela digitalização de orientações a visitantes. A Embratur, por exemplo, divulgou o quanto tem investido nos processos digitais e pretende se transformar em uma agência totalmente digital.


O encontro conta com apresentações de técnicos do MTur que abordam assuntos como a definição de produtos turísticos; ações de publicidade; o apoio a eventos geradores de fluxo turístico e à participação em feiras do setor; o Sistema de Informações sobre Destinos Turísticos (SIDTur) e a elaboração de estatísticas sobre o desempenho do ramo. O evento prossegue nesta quarta-feira (07) com palestras a respeito da promoção internacional do Brasil, da gestão de destinos inteligentes e de estratégias digitais.


HISTÓRICO – A primeira reunião da RIMT ocorreu em 2016, durante o Festival de Turismo de Gramado (RS), o Festuris. Na ocasião, foram apresentadas as estratégias e ações previstas por MTur, Embratur e Sebrae Nacional para promoção e apoio à comercialização de destinos e produtos turísticos, tanto no Brasil quanto no exterior. Atualmente, a Rede é coordenada pelo MTur e a Embratur, com apoio do Sebrae.

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