Estado discute desenvolvimento do turismo na região sul

March 26, 2018

O Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR) irá participar de uma reunião com os municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Região Sul (Cidesasul), na quarta-feira (28.03), em São Pedro da Cipa (a 180 km de Cuiabá).

 

A agenda, com previsão de início às 08h, se dará na Assembleia Geral do Consórcio, formado por 17 cidades: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste e São José do Povo.

 

Será apresentada proposta de trabalho para o desenvolvimento da região, por meio do turismo, nos mesmos moldes do Consórcio Intermunicipal Norte Araguaia (Cidesa NA) e que também foi apresentado ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia (CIDSPA).

 

O objetivo é replicar aos gestores do turismo dos municípios do Consórcio a metodologia de trabalho para o desenvolvimento sustentável e viabilizar ações e projetos que possam, mediante Diagnóstico Turístico, estruturar o corredor turístico na região de forma integrada e participativa.

 

As temáticas apresentadas serão as seguintes: Metodologia do Diagnóstico; Objetivos; Etapas; Parceiros Envolvidos; Importância do Consórcio Intermunicipal no Suporte aos Municípios com Potencial Turístico; Fortalecimento dos Corredores Turísticos; ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Promoção e Infraestrutura; Desenvolvimento Endógeno; Mapa Turístico e Captação de Recursos para a Infraestrutura Turística.

 

O Secretário do GDR, Antônio Carlos Paz, comentou que o modelo dos Consórcios Intermunicipais é vital para consolidar ações nos municípios. “Projetos que venham a fortalecer a economia regional, planejados de forma integrada e participativa, são o caminho para construir políticas públicas que integrem os poderes públicos, estadual e municipal, a iniciativa privada e a comunidade local”, afirmou.

 

De acordo com o Superintendente do GDR, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito esse diálogo que vem sendo consolidado com os Consórcios Intermunicipais no Estado vem tendo boa receptividade e aceitação. “O GDR acredita que construir esse trabalho em conjunto trará muitos dividendos positivos a todos os envolvidos”, afirmou.

 

Após a reunião, serão assinados os termos para auxiliar os municípios do Cidesasul a impulsionar o turimo.

 

Estão previstos ainda no mês de março encontros com os municípios do Consórcio Intermunicipal Médio Araguaia, totalizando quatro Consórcios Intermunicipais com projetos em parceria com o GDR na atual gestão.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.tur.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso | Sede Cuiabá - MT

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle