top of page

Estado discute desenvolvimento do turismo na região sul


O Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR) irá participar de uma reunião com os municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Região Sul (Cidesasul), na quarta-feira (28.03), em São Pedro da Cipa (a 180 km de Cuiabá).


A agenda, com previsão de início às 08h, se dará na Assembleia Geral do Consórcio, formado por 17 cidades: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste e São José do Povo.


Será apresentada proposta de trabalho para o desenvolvimento da região, por meio do turismo, nos mesmos moldes do Consórcio Intermunicipal Norte Araguaia (Cidesa NA) e que também foi apresentado ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia (CIDSPA).


O objetivo é replicar aos gestores do turismo dos municípios do Consórcio a metodologia de trabalho para o desenvolvimento sustentável e viabilizar ações e projetos que possam, mediante Diagnóstico Turístico, estruturar o corredor turístico na região de forma integrada e participativa.


As temáticas apresentadas serão as seguintes: Metodologia do Diagnóstico; Objetivos; Etapas; Parceiros Envolvidos; Importância do Consórcio Intermunicipal no Suporte aos Municípios com Potencial Turístico; Fortalecimento dos Corredores Turísticos; ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Promoção e Infraestrutura; Desenvolvimento Endógeno; Mapa Turístico e Captação de Recursos para a Infraestrutura Turística.


O Secretário do GDR, Antônio Carlos Paz, comentou que o modelo dos Consórcios Intermunicipais é vital para consolidar ações nos municípios. “Projetos que venham a fortalecer a economia regional, planejados de forma integrada e participativa, são o caminho para construir políticas públicas que integrem os poderes públicos, estadual e municipal, a iniciativa privada e a comunidade local”, afirmou.


De acordo com o Superintendente do GDR, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito esse diálogo que vem sendo consolidado com os Consórcios Intermunicipais no Estado vem tendo boa receptividade e aceitação. “O GDR acredita que construir esse trabalho em conjunto trará muitos dividendos positivos a todos os envolvidos”, afirmou.


Após a reunião, serão assinados os termos para auxiliar os municípios do Cidesasul a impulsionar o turimo.


Estão previstos ainda no mês de março encontros com os municípios do Consórcio Intermunicipal Médio Araguaia, totalizando quatro Consórcios Intermunicipais com projetos em parceria com o GDR na atual gestão.

bottom of page