Lavagem das Escadarias de igrejas em Cuiabá acontece neste sábado

June 22, 2018

A celebração afro propõe unir a cultura e a religiosidade, com a pretensão de exaltar referências africanas mato-grossenses

As instituições que representam as federações, associações e centros espiritas de Mato Grosso promovem, neste sábado (23), a partir das 08h, o segundo o ritual de Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito, trazendo como tema central “Axé – Salve as Águas”. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

A celebração afro propõe unir a cultura e a religiosidade, com a pretensão de exaltar referências africanas mato-grossenses, com a participação de religiões de matrizes africanas e com as comunidades quilombolas. A comissão de organização acredita dobrar o público em relação ao ano anterior, com a vinda de caravanas do Rio de Janeiro, Salvador, Campo Grande, Maranhão e do interior do estado, de municípios como Rondonópolis, Cáceres, Várzea Grande, Poconé entre outros.


TRADIÇÃO

A cerimônia será marcada por fogos de artifício embalados por cânticos sagrados, perfumado por flores, águas de cheiros e demais adereços. “Este ano, a energização da água da lavagem que vai na ‘quartinha’ (recipiente utilizado pelas mães de santo) fará uma referência às mulheres. Acreditamos superar a expectativa do público com a beleza do nosso ritual e ainda teremos algumas surpresas”, conta Onilce Santana, presidente da Associação da Umbanda de Mato Grosso – Assumat.

De acordo com a organização, personalidades ilustres do movimento negro farão parte da festa, como o senhor Antônio Mulato, o mais antigo remanescente quilombola da comunidade de Mata Cavalo e o representante do Ministério da Cultura, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira.

 

O evento também consolida a solidariedade, o respeito às diferenças, o combate ao racismo e a discriminação, tornando-o um ritual responsável pela união entre diferentes crenças religiosas - objetivando a paz entre todos os povos.

 

Fazem parte da Comissão: Associação da Umbanda de mato Grosso – Assumat – Presidente Mãe Onilce Santana; Associação de Cultura Afro de Candomblé e Umbanda Várzea-grandense – Acacuv – Presidente Pai Paulo de Oxumaré; e Grupo Cultural Kuntakité – Presidente Lindisey Catarina de Sá.

 

Serviço

Assunto: Lavagem das Escadarias do rosário e São Benedito

Data: Sábado, 23 de Junho

Horário: A partir das 08h

Local: Igreja do Rosário e São Benedito

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle