Kuarup pode se tornar patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso


O professor e deputado Allan Kardec (PDT) apresentou Projeto de Lei para tornar patrimônio cultural imaterial do Estado o Kuarup, cerimônia indígena de despedida dos mortos e encerramento do período de luto. O objetivo da proposta é incentivar a preservação da tradição.


O projeto de número 231/2018 foi apresentado no dia 31 de julho e seguirá para análise das comissões. Allan apresentou a proposta depois de visitar aldeias do Alto Xingu, conhecidas internacionalmente pela cerimônia do Kuarup.


“Esse ritual é um grande símbolo não só da cultura indígena, mas também brasileira. Deve ser cada vez mais preservado”, afirma Allan. Se o projeto for aprovado, o evento poderá receber inclusive apoio financeiro do poder público, que tem obrigação constitucional de zelar pela preservação de seus bens materiais e imateriais.


O Kuarup é realizado por 10 etnias diferentes. Inicialmente, a cerimônia teria sido feita com objetivo de trazer os mortos à vida novamente. Atualmente, é mais um ritual de despedida dos mortos que tiveram destaque nas comunidades indígenas. “Em visita ao Xingu, pude perceber que a cerimônia é mais uma forma de despedida com alegria dos mortos do que uma lamentação. É um jeito de superar a morte pela vida em comunidade”, completa Allan.

© 2020 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle