top of page

Este bolo de bocaiuva, feito a partir da farinha do fruto, é delicioso e nutritivo


Você sabia que diversos frutos do cerrado e do pantanal são ricos em nutrientes e, não só podem, como devem ser usados na alimentação. O bolo de bocaiuva é um exemplo de receita que usa um destes frutos e fica uma delícia.


Não só a bocaiuva, mas pequi, jatobá, cumbaru e outros são alvo de estudos do projeto Sabores do Cerrado e Pantanal da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), como já falamos aqui. A equipe de pesquisadores incentiva a extração e beneficiamento de espécies nativas dessas regiões por comunidades locais, o que serve para manter o conhecimento e fomentar a economia.


Produtos feitos a partir de tais frutos já podem ser comprados em Campo Grande, como no Mercadão Municipal, Feira Indígena e Central de Comercialização de Economia Solidária, que fica na rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 1500. Mas os produtos ainda são caros, devido à dificuldade em se obtê-los e ainda são produzidos em pequena escala.


Entretanto, com um pouco paciência, a farinha de bocaiuva, pode ser feita em casa.


Porque utilizar a bocaiúva?

A bocaiúva é uma espécie nativa da nossa região, portanto é ideal para ser cultivada e requer pouco manejo. Seus frutos são ricos em vitamina A, sais minerais, carotenóides, cálcio, potássio e os ômegas 3, 6 e 9, por isso é interessante adicionar a farinha da fruta a bolos, biscoitos, mingaus e outras receitas.


Quem ensina a fazer a farinha de bocaiúva é Juliana Biazon, uma das pesquisadoras do projeto Sabores do Cerrado e Pantanal. Devem ser usadas bocaiúvas bem maduras. Lavar e descascar as frutas com uma faca inoxidável bem afiada. Cortar e retirar a polpa, que deve ser espalhada em uma peneira ou forma de alumínio e deixar no sol por um ou dois dias, virando e mexendo os pedaços várias vezes para secarem por igual. Cobrir com uma tela para evitar insetos. Depois que a polpa estiver bem seca, triturar em liquidificador ou processador e esperar que esfrie antes de acondicioná-la em sacos plásticos ou vasilhas bem fechadas.


Bolo de Bocaiúva

2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de açúcar refinado 1 xícaras (chá) de farinha de bocaiúva 2 colheres (sopa) de margarina (80% de lipídios) 2 ovos 1 a 1 ½ xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) de fermento


Misture todos os ingredientes aos poucos até formar uma massa homogênea. Asse em forma untada em forno médio, por aproximadamente 30 minutos, até que fique dourado.

bottom of page