Este bolo de bocaiuva, feito a partir da farinha do fruto, é delicioso e nutritivo


Você sabia que diversos frutos do cerrado e do pantanal são ricos em nutrientes e, não só podem, como devem ser usados na alimentação. O bolo de bocaiuva é um exemplo de receita que usa um destes frutos e fica uma delícia.


Não só a bocaiuva, mas pequi, jatobá, cumbaru e outros são alvo de estudos do projeto Sabores do Cerrado e Pantanal da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), como já falamos aqui. A equipe de pesquisadores incentiva a extração e beneficiamento de espécies nativas dessas regiões por comunidades locais, o que serve para manter o conhecimento e fomentar a economia.


Produtos feitos a partir de tais frutos já podem ser comprados em Campo Grande, como no Mercadão Municipal, Feira Indígena e Central de Comercialização de Economia Solidária, que fica na rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 1500. Mas os produtos ainda são caros, devido à dificuldade em se obtê-los e ainda são produzidos em pequena escala.


Entretanto, com um pouco paciência, a farinha de bocaiuva, pode ser feita em casa.


Porque utilizar a bocaiúva?

A bocaiúva é uma espécie nativa da nossa região, portanto é ideal para ser cultivada e requer pouco manejo. Seus frutos são ricos em vitamina A, sais minerais, carotenóides, cálcio, potássio e os ômegas 3, 6 e 9, por isso é interessante adicionar a farinha da fruta a bolos, biscoitos, mingaus e outras receitas.


Quem ensina a fazer a farinha de bocaiúva é Juliana Biazon, uma das pesquisadoras do projeto Sabores do Cerrado e Pantanal. Devem ser usadas bocaiúvas bem maduras. Lavar e descascar as frutas com uma faca inoxidável bem afiada. Cortar e retirar a polpa, que deve ser espalhada em uma peneira ou forma de alumínio e deixar no sol por um ou dois dias, virando e mexendo os pedaços várias vezes para secarem por igual. Cobrir com uma tela para evitar insetos. Depois que a polpa estiver bem seca, triturar em liquidificador ou processador e esperar que esfrie antes de acondicioná-la em sacos plásticos ou vasilhas bem fechadas.


Bolo de Bocaiúva

2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de açúcar refinado 1 xícaras (chá) de farinha de bocaiúva 2 colheres (sopa) de margarina (80% de lipídios) 2 ovos 1 a 1 ½ xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) de fermento


Misture todos os ingredientes aos poucos até formar uma massa homogênea. Asse em forma untada em forno médio, por aproximadamente 30 minutos, até que fique dourado.

© 2020 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT
Av. Carmindo de Campos, 146 – Sala 83

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle