top of page

Apaixonados por Fusca se reúnem em 'Fusqueata' em Cuiabá

Cerca de 50 Fuscas e outros carros antigos fizeram o trajeto entre o Parque das Águas até a Arena Pantanal para comemorar o Dia Nacional do Fusca. Para comemorar o Dia Nacional do Fusca, apaixonados pelo carro se reuniram no domingo (20), em Cuiabá, em uma 'Fusqueata'. Cerca de 50 carros seguiram do Parque das Águas, passaram pelas principais avenidas até a Arena Pantanal.


Segundo o vice-presidente do 'Fusca Clube', José Guilherme de Andrade, de 27 anos, além dos fuscas, os donos de carros antigos também participaram da carreata.


"Foram mais de 50 carros, os amigos que têm carros antigos também participaram da carreata conosco", disse.


O clube foi criado há um ano e dois meses e prepara uma nova fusqueata no Dia Mundial do Fusca, que acontece no dia 22 de junho. Na primeira edição que aconteceu em 2018, cerca de 30 fuscas participaram da Fusqueata.

José contou que a paixão por fuscas começou através do avô Benedito, que faleceu há dois anos. Ele disse que quando ia visitá-lo sempre andava no carro.


Devido a sua paixão e afeto pelo veículo, José comprou o carro e o apelidou de 'Dito' em homemagem ao avô.


"Eu reformei o carro inteiro em memória dele, quando eu ia visitá-lo, nós sempre andavámos no Fusca", contou.

História do Fusca

O veículo criado pelo alemão Ferdinand Porsche lançado em 1935, foi chamado de Volkswagen, ou carro do povo, na Alemanha. No Brasil, a produção começou em 1953 com peças importadas. A fabricação brasileira começou em 1959 e foi até 1986. Em 1993, o Fusca voltou à linha de produção e a nova fase durou até 1996. No total foram fabricados 3,3 milhões de Fuscas. No mundo todo, a produção foi de mais de 21,5 milhões de unidades.

bottom of page