top of page

Evento celebrará 300 mulheres que fizeram história em Cuiabá


As homenageadas estão ligadas a educação, arte e nas mais diversas qualificações científicas, como na medicina e no direito. Em homenagem ao mês das mulheres e aos 300 anos de Cuiabá, a Academia Mato-Grossense de Letras (AML) está organizando a mostra cultural “300 mulheres: Letras, histórias e equidade”. O evento, que ocorrerá no dia 14 de março, na Casa Barão, sede da AML, é gratuito,às 19h, terá homenagens a 300 mulheres, lançamentos de livros, sarau de poesias e histórias de luta pela igualdade. A juíza e membro da AML, Amini Haddad, coordenadora do projeto, aponta que o objetivo é reverenciar 300 mulheres que fizeram história em Cuiabá. “Nós estamos em um período que retrata muito a história da nossa cidade e o mês de março tem uma expressão de uma luta histórica e permanente na questão da equidade na construção de parâmetros que sejam mais igualitários na sociedade”, contou Amini Haddad. A ideia somou a data comemorativa dos 300 anos da Capital de Mato Grosso para trazer a tona 300 mulheres que construíram e contribuíram com Cuiabá. São mulheres do passado e do presente. “Que fazem ou fizeram de suas vidas algo muito maior do que elas mesmas”.


Haddad informou ao Circuito Mato Grosso que o objetivo da AML é realmente significativo, é florescer a ideia de que todas as mulheres podem contribuir. “São pessoas com histórias magnificas e árduas”.


A juíza pontuou que as homenageadas estão ligadas a educação, arte e nas mais diversas qualificações científicas, como na medicina e no direito. Elas não são necessariamente cuiabanas. Um exemplo, é trazer as primeiras magistradas da região. “É importante divulgar, pois elas são pioneiras. Fizeram parte da história, deram visibilidade para essa pretensão de equidade”, detalhou Haddad, reforçando que ainda hoje é forte a exclusão social que se tem com o feminino.


“Precisamos, sim, falar sobre isso, para que os horizontes sejam modificados, que a gente possa viver em uma sociedade muito mais igualitária“.


Terão também no evento a apresentação de peças de artesãs mato-grossenses, rodas de declamação de poesias, mostra de livros e pesquisas elaboradas por estudiosas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).


300 mulheres: Letras, histórias e equidade


Quando: 14 de março


Onde: Casa Barão, sede da AML


Horas: 19h


Valor: Gratuito


bottom of page