Comidas típicas da baixada cuiabana

Conheça os pratos mais populares da nossa região.

Pacu Assado

- PACU ASSADO - O popular peixe dos rios mato-grossenses torna-se um dos pratos mais pedidos nas peixarias ao longo do Rio Cuiabá, o Peixe é recheado com farofa de banana e couve, e em algumas ocasiões é assado envelopado na folha de bananeira.

Bolo de Arroz

- BOLO DE ARROZ - O bolo mais tradicional da baixada cuiabana e do estado, a receita que leva além do arroz, também a mandioca, açúcar, manteiga derretida, coco ralado, e erva doce. O Arroz é deixado na água de um dia para o outro e depois é socado até ficar uma massa. O Bolo recém tirado do forno exala um aroma inconfundível.

Maria Isabel

- MARIA ISABEL - O prato que em 2011 foi registrado como símbolo típico de Mato Grosso trata-se de carne seca com arroz e os temperos: sal, cebola, alho, salsa e cebolinha. Primeiro frita-se a cebola, o alho com o óleo, em seguida é colocada a carne seca já dessalgada, para fritar durante 10 minutos, e em sequência é colocado o arroz, e para decoração e aumentar o sabor é salpicado um pouco cebolinha e a salsa.

Caldo de Piranha

- CALDO DE PIRANHA - A Piranha é um peixe bastante comum dos rios mato-grossenses, e o seu caldo é apreciado por habitantes de toda faixa etária do estado, um caldo encorpado e saboroso, que espanta o frio no inverno, que dá energia para o trabalho, que cura a famosa ‘’ressaca’’ dos jovens que exageram na noitada, ou seja, é um prato típico dos moradores do estado.

Furrundu

- FURRUNDU - É um doce a base de Mamão verde e rapadura de cana-de-açúcar, ambos são levado ao fogo juntamente com gengibre, cravo e canela. O doce é ideal para ser consumido com queijo caseiro.

Mojica de Pintado

- MOJICA DE PINTADO - O Peixe que é um dos símbolos do estado origina a um dos principais pratos culinários de ATP Grosso. O prato é feito a partir do filé do peixe (parte sem espinhos), que são cortados em cubos e temperados com alho, sal e limão, com mandioca, farinha e arroz branco.

Carne Seca com Banana da Terra

- CARNE SECA COM BANANA DA TERRA - Um prato muito consumido na capital mato-grossense, principalmente no inverno. Trata-se de um caldo muito saboroso, temperado com alho, cebola etc. em sequência o molho de tomate, posteriormente a carne seca cortada em cubos e é acrescentado os cubinhos de banana da terra.

Doce de Caju

- DOCE DE CAJU - A fruta típica do cerrado brasileiro, dá origem a um doce muito saboroso, O Caju é descascado, furado e espremido e posteriormente é colocado para cozinhar junto com água e açúcar, até ficarem macios, depois do esfriamento é posto em potes de vidro.

Farofa de Banana

- FAROFA DE BANANA- A Simples mistura de banana da terra frita cortada em cubinhos com farinha de mandioca, mais alguns temperos (cebola e alho), tudo frito numa panela untada com manteiga (ou óleo), dá resultado a farofa de banana que combina com quase tudo, e é utilizado muito como acompanhamento da Maria Isabel, porém também com outros pratos típicos do estado.

Piraputanga Assada

- PIRAPUTANGA ASSADA - Um dos peixes mais cobiçados pelos pescadores que vêm pescar nos rios do estado, também é prato principal da culinária mato-grossense, trata-se da Piraputanga, que é assada, geralmente com uma farofa de banana com couve no seu interior, a ‘’pêra’’ como é chamada pelos ribeirinhos, possui uma carne alaranjada, sendo muito saborosa.

Geleia de acerola

- GELEIA DE ACEROLA - A fruta típica do estado, juntamente com pimenta dedo de moça, limão e açúcar, dá uma geleia saborosa que é ideal para ser consumida com pão e bolachas.

Arroz com Pequi

- ARROZ COM PEQUI - A Fruta popular do cerrado brasileiro, somada com o arroz branco, dão resultado a um dos pratos mais simbólicos do estado.

Francisquito

- FRANCISQUITO - Um tradicional biscoito a base de trigo, açúcar, banha de porco, ovos, sal e erva doce. O Biscoito agrada desde as crianças até os idosos. Ideal para ser consumido no final da tarde com um café quente na companhias dos vizinhos e amigos.

Paçoca de Pilão

- PAÇOCA DE PILÃO - A Paçoca de pilão trata-se do resultado de uma farofa temperada a base de farinha de mandioca com carne seca e os temperos tradicionais, que são moídos artesanalmente em um pilão, formando uma paçoca saborosa.

© 2017 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle