top of page

VG leva cinema as praças de VG


Na implementação de políticas públicas segmentadas e inovadoras, na promoção da cultura e lazer, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social fez a abertura oficial do projeto “Cinema na Praça”, evento de entretenimento que integra a programação especial de 150 anos de emancipação de Várzea Grande “Jubileu de Ouro”. Centenas de famílias participaram e aprovaram a 1ª edição do Cinema na Praça que teve apresentação do documentário da Cidade Industrial, filme O Jogo – Nico e Lau – apresentação musical, além da praça de alimentação com cardápio de comidas típicas e feira de artesanato com produtos produzidos pelos projetos sociais da Assistência Social e associações socioassistencias do município. O evento ocorreu na noite deste domingo (02), na Praça Áurea Brás, Grande Cristo Rei.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, a gestão está empenhada e comprometida em promover políticas integrativas que visam melhor qualidade de vida da população do município, em especial também ao Jubileu de Ouro. “Essa proposta inovadora combina lazer e cultura, a ação é fundamental para viabilizar o acesso à cultura. Nosso objetivo é levar o cinema para todas as regiões da cidade. O projeto faz parte da programação do Jubileu de Ouro e se estende até dezembro de 2017, com intuito de atender todos os bairros de Várzea Grande. A descentralização da cultura é importante para a população. O projeto Cinema na Praça é uma dessas ferramentas que permitem à Prefeitura oferecer, de modo gratuito e acessível, o lazer, o entretenimento e a cultura e acima de tudo a união e encontro das famílias nos bairros. As Praças são espaços públicos que devem ser preenchidos com atividades que unem as comunidades e a Administração Pública", pontuou a prefeita.

Conforme a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins, o Cinema na Praça pretende levar cada vez mais diversidade cultural, praça de alimentação e feira de artesanato do projetos “Amigas Empreendedoras”, “Laços Maternos”, além de elementos culturais da Casa de Artes para as praças com objetivo de oferecer o lazer e cultura do entretenimento e reunir as pessoas numa confraternização simples e saudável. “O projeto Cinema na Praça também proporciona a difusão do audiovisual, por meio de produções cinematográficas de personagens humorísticos locais, e contribui para a descentralização das salas de cinema, fortalecendo a interação entre artistas regional e a comunidade”, sublinhou.

O vice-prefeito, Aderson Hazama destacou que receber a 1ª edição do Cinema na Praça no Grande Cristo Rei é uma iniciativa plausível que contribui para arte, cultura e diversão. “Essa oportunidade da Administração Pública oferece às pessoas uma noite de entretenimento por meio do cinema. E foi perceptível que a experiência de assistir a um filme em plena praça caiu no gosto da população do Cristo Rei. Esse projeto aproxima a Administração com a população, onde os secretários municipais e nós gestores conversamos com os moradores onde o projeto está sendo aplicado, e daí temos mais perceptividade sobre as necessidades das localidades. Neste projeto de proporcionar lazer as famílias das comunidades é gratificante. Nós podemos trazer nossos filhos para brincar na Praça e ao mesmo tempo adquirir cultura. A nossa expectativa é de que a Prefeitura Municipal continue promovendo este tipo de projeto levando a arte e a cultura a diversos públicos”, explicou o vice-prefeito Hazama.

A moradora do bairro São Mateus, Andreia Ferneda acompanhada de seu esposo David Lima de Souza e seu filho de 2 anos, Hurick Lima Ferneda, disse que sempre vem na Praça passear com a família, porém neste domingo foi surpreendida com o Cinema na Praça que movimentou moradores da região e também de bairros mais distantes como o dela. “Essa iniciativa é muita bem vinda porque as famílias necessitam de espaços de lazer para o bem estar social dos integrantes da família. Eventos como esses devem ocorrer com frequência e em todas as praças da cidade para o retorno da convivência comunitária, união, paz social e integração dos moradores. Bela iniciativa da Prefeitura em fomentar este estilo de vida à sociedade que é carente de organismos e equipamentos de lazer e descontração”, frisou Andreia.

Uma tela projetada gigante fora instalada em uma das laterais da praça, dando espaço para que centenas de cadeiras e os próprios bancos da praça aconchegassem de forma simples e ordeira o público do Grande Cristo Rei. A sessão de cinema ao ar livre ocorrerá neste mês de abril nos bairros Jardim Glória, Parque do Lago e Santa Isabel respectivamente, sempre nos domingos. Na maior parte destas localidades é comum encontrar relatos de pessoas que nunca foram ao cinema ou se deparou com uma tela deste porte.

Na feira de artesanato participaram os projetos “Amigas Empreendedoras”, “Laços Maternos”; Casa de Artes; Centro de Apoio ao Imigrante e Associação Varzeagrandense da Pessoa com Deficiência (AVDF). Já a Praça de alimentação foi composta pelas entidades Rotary Club do Cristo Rei; Igreja Nossa Senhora da Guia; Associação de Moradores do Cristo Rei e Agricultura Familiar de Várzea Grande.

bottom of page