top of page

Setor propõe medidas para alavancar turismo no Vale do Rio Cuiabá


Especialistas, estudantes, empresários, representantes do poder público e organizações não governamentais (ONGs) discutiram, durante audiência pública, medidas para alavancar o turismo no Vale do Rio Cuiabá. Entre as ações propostas, constam a ampliação das discussões com outros segmentos, novos investimentos e regulamentação do Conselho Estadual de Turismo.

A audiência pública foi realizada na noite dessa segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa, após requerimento do professor e deputado Allan Kardec (PT).

Membro da Confederação Nacional do Turismo Regional em Mato Grosso, Jaime Okamura defendeu a efetivação da criação do Conselho Estadual de Turismo, além de um amplo seminário a ser realizado para todas as regiões. “Temos que ter em mente que para alavancar o turismo precisamos de marketing, capacitação, informação e infraestrutura”, afirmou Jaime Okamura.

Teté Bezerra, secretária de Qualificação e Promoção do Turismo, órgão ligado ao Ministério do Turismo, sugeriu a união de forcas estaduais e federais para viabilizar a regularização fundiária do município de Nobres, entre outras ações.

“Muita coisa pode ser feita se houver mais informação e esse tipo de evento serve para isso”, afirmou Teté. Ela ressaltou ainda que o turismo pode levar 100 milhões de brasileiros a viajarem por ano no país.

O secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro, frisou ainda que mais ações poderiam ser feitas se municípios apresentassem projetos viáveis. “Essa é uma carência e os novos gestores precisam se atentar a isso. Isso só será feito com a qualificação de funcionários e proprietários dos empreendimentos no Estado”. Ele ainda informou que nos próximos dias será homologado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para licitação emergencial e contratação de nova empresa que realizará obras para liberação do Complexo da Salgadeira, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Prefeito de Rosário Oeste e presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, João Balbino, afirma que a infraestrutura é fundamental para colocar em prática muitas das ações sugeridas na audiência.

Foi apresentada durante o evento a lei que estabeleceu o Voucher Único em Nobres, o que permite controle por parte do poder público e destinação de 1% do que é arrecadado ao Fundo Municipal de Turismo, além da geração de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSSQN). O mesmo já está sendo estendido às cidades de Rosário Oeste e Poconé.

“Exploramos nossos potenciais há 17 anos e os pontos estão do mesmo jeito que antes. Isso é possível graças à conscientização de turistas e a população e ao turismo guiado”, afirma o secretário de Turismo e Cultura de Nobres, Daniel Martins.

Representantes da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva sugeriram a ampliação do prazo da proibição da pesca do peixe dourado. “Essa espécie custa R$ 10,00 no prato e R$ 700,00 através de todos os gastos que os turistas têm para vir aqui pescar e soltar o peixe”, afirma Anderson Vidal.

Outra reclamação comum foi o esgoto despejado diretamente no Rio Cuiabá pela Capital e pela cidade de Várzea Grande, como reclamaram os vereadores Ugo Padilha (de Santo Antônio de Leverger) e Júnior Bedico (Barão de Melgaço).

O deputado Allan Kardec mostrou-se favorável às sugestões e assegurou que irá apresentar minuta de projetos de leis contemplando as propostas. “Nós colhemos as ideias, vamos formalizar através de projetos e debater antes da aprovação, pois fortalecer o turismo é fortalecer também a economia e a cultura das nossas cidades”.

O vale abrange os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Jangada, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Poconé.

bottom of page