Mato Grosso se posiciona como novo destino turístico do país na Adventure Sports Fair
Três dias de intensa movimentação, troca de experiências, apresentação e formatação de novos roteiros, bem como comercialização de produtos turísticos. Assim Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins, estados que compõem o Consórcio Brasil Central, posicionaram a região como um novo e atraente destino turístico brasileiro durante a 18ª edição da Adventure Sports Fair, que aconteceu no último domingo (29), em São Paulo. Individualmente, todos os estados já têm destinos e atividades turísticas bem difundidas e consolidadas, mas a feira de turismo esportivo - encerrada na noite de domingo, marcou o primeiro evento no qual os estados se apresentaram juntos, num estande pensado e executado para dar visibilidade a todos os destinos, de forma integrada. As características dos destinos turísticos do Brasil Central foram determinantes para atrair o público da feira para o estande do Consórcio. A união destas unidades federativas no âmbito do turismo visa diversificar a oferta turística brasileira, consolidando um destino focado na natureza, cultura, aventura e turismo termal, modalidades que têm atraído cada dia mais o mercado consumidor nacional e internacional. No estande do Brasil Central estiveram presentes aproximadamente 45 empresários dos cinco estados, além do poder público estadual e parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O resultado da ação foi aprovado por empresários, governos e parceiros. Proprietário de um atrativo turístico na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Lauro Jurgeaitis enfatizou o caráter de aprendizado proporcionado pelo evento e considerou que a participação conjunta permitiu um contato com os agentes de turismo dos estados da região que facilitará a comercialização de roteiros integrados. “É muito legal a gente poder conhecer melhor e falar com mais propriedade. Pudemos trocar muitos contatos e teremos mais confiança em falar dos destinos vizinhos. É uma grande sacada essa proposta”, considerou. Juntos os estados conseguiram posicionar a região como um novo destino turístico no Brasil. “O que sempre foi a proposta do Brasil Central é mostrar para brasileiros e estrangeiros que existe algo além de sol e praia no país. Existe um Brasil Central, um coração do Brasil que tem uma paisagem incrível e muitas atividades a serem desenvolvidas, que é perfeito para a prática do ecoturismo. Foi isso que viemos firmar na Adventure Sports Fair”, destaca Luis Carlos Nigro secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso. Adventure Sports Fair A Adventure Sports Fair é o principal evento da América Latina dedicado ao mercado de esportes e turismo de aventura. Lançada em 1999, a feira se fortalece a cada nova edição e é reconhecida cada vez mais como referência no setor de aventura ao reunir as principais marcas, destinos, agências governamentais e aventureiros em um único evento. Gastronomia A gastronomia foi outra atração do estande do Consórcio, uma gastronomia típica do Brasil, resultado da mistura de diversas culturas, a gastronomia é variada e proporciona experiências singulares a turistas de todo o mundo. Os pratos típicos de cada localidade funcionaram como uma espécie de bônus para os visitantes, se tornando uma forma de integração direta com a comunidade do destino turístico. No estande do Brasil Central, os visitantes tiveram a oportunidade de degustarem pratos típicos como a Banana Chips, de Mato Grosso, o Empadão de Goiás, o Caldo de Piranha de Mato Grosso do Sul. Atraído pelos sabores da região, o público formava filas a cada momento de degustação. A banana chips do Mato Grosso caiu nas graças do público da Adventure Sports Fair. Cleiton Santos é de Santo André (SP) e, até então, não conhecia a banana chips. Atraído pela aparência se encantou também com o sabor. “A aparência foi ótima, já deu vontade de comer. Eu achei que era doce mas, por ser salgada, eu achei melhor ainda. Já estava na intensão de conhecer o Mato Grosso, agora, mais ainda”, disse. A versão chips levada à feira, resulta da banana da terra verde fatiada e frita em óleo bem quente e, posteriormente, temperada com sal. Simone Lara, coordenadora de Marketing da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso, explica que a banana é um ingrediente muito presente na culinária do Estado. “A banana é um forte de uma região chamada Nossa Senhora do Livramento, que fica na entrada do Pantanal, e o mato-grossense usa para praticamente tudo, assim como a manga e o caju”, contou.