top of page

Expansão da atividade em Mato Grosso supera media nacional


A atividade industrial mato-grossense encerrou o período de janeiro a novembro de 2017 com expansão de 4,5% em relação a igual intervalo de 2016, superando a media nacional do segmento que foi de 2,3%. No comparativo mensal, de outubro para novembro, o resultado também foi positivo, com crescimento de 3,1%.


Conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física (Regional), divulgada ontem pelo IBGE, dos 15 locais pesquisados, 12 deles apresentaram resultados positivos no acumulado pesquisado. Lideram a expansão da atividade, o Pará (10,5%), crescimento de dois dígitos, seguido pelo Paraná (4,8%), Goiás (4,6%), Mato Grosso (4,5%), Santa Catarina (4,5%), Rio de Janeiro (3,9%), Amazonas (3,2%), São Paulo (3,0%) e Ceará (2,4%) também registraram crescimento acima da média da indústria (2,3%), enquanto Espírito Santo (2,3%), Minas Gerais (1,8%) e Rio Grande do Sul (0,5%) completaram o conjunto de locais com resultados positivos no fechamento dos 11 meses do ano.


Conforme o IBGE, nesses locais, o maior dinamismo foi particularmente influenciado pela expansão na fabricação de bens de capital (em especial aqueles voltados para o setor de transportes, para construção e agrícola) de bens intermediários (minérios de ferro, petróleo, celulose, siderurgia e derivados da extração da soja) de bens de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos da “linha marrom”) e de bens de consumo semi e não-duráveis (calçados, produtos têxteis e vestuário).

Por outro lado, Bahia (-2,7%) apontou o recuo mais intenso no índice acumulado no ano, pressionada, principalmente, pelos recuos nos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel, óleos combustíveis e naftas para petroquímica) e de metalurgia (barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre).


A região Nordeste (-0,5%) e Pernambuco (-0,5%) também mostraram taxas negativas nesse indicador. (MP)

bottom of page