Workshop Geoparque em Chapada debaterá turismo e desenvolvimento sustentável

April 5, 2018

A Secretaria Municipal de Turismo de Chapada dos Guimarães sediará, nos próximos dias 9 e 10 de abril, o primeiro workshop geoparque de Chapada dos Guimarães que debaterá o desenvolvimento sustentável alicerçado em três pilares: geoconservação, educação e geoturismo.

 

A proposta para criação do Geoparque de Chapada dos Guimarães engloba todo o território do município e visa relacionar aspectos relativos à Geologia, Paleontologia, Arqueologia, História, biodiversidade e cultura regional.

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) considera como Geoparque áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente que combina a conservação com desenvolvimento sustentável e que, ao mesmo tempo, envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular.

 

A programação do Workshop engloba diversas palestras, oficinas e minicursos que debaterão aspectos relacionados à consolidação da proposta do Geoparque. O evento contará com a presença de pesquisadores nacionais e regionais, além de autoridades e empresários ligados ao desenvolvimento do turismo em Mato Grosso. Entre as atividades desenvolvidas, está também o concurso Geoparque em Desenho, que premiará os melhores desenhos desenvolvidos pelos estudantes das escolas de Chapada dos Guimarães.

 

O evento é organizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e conta com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT); Secretarias de Estado de Educação (SEDUC) e Desenvolvimento Econômico (SEDEC); Serviço Geológico do Brasil (CPRM); Companhia Mato-Grossense de Mineração (METAMAT); Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS); Associação de Guias e Condutores de Turismo de Chapada dos Guimarães (AGCE); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR); Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE); Espaço Alquimia & Arte; Grupo Villa Guimarães, Pousada Penhasco; Pousada Casa da Quineira; Restaurantes Trapiche; Café Lê Blue; Eco Turismo Cultural; Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (SINGTUR), Pró-Associação dos Condutores de Ecoturismo de Chapada dos Guimarães, além Prefeitura Municipal, anfitriã do workshop.

 

PROGRAMAÇAO:

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Please reload

© 2017 visitecuiaba.tur.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso | Sede Cuiabá - MT

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle