top of page

Cuiabá ganha o maior Senai do país


Escola ampliada e totalmente reformada na região do Porto é o novo cartão-postal da capital, com 37 mil m2 de área destinada à educação profissional e à inovação para a indústria Quem passou nos últimos dias pela Avenida XV de Novembro, em Cuiabá, foi surpreendido pela nova estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), recém-revelada após a retirada dos tapumes que protegiam os passantes durante as obras. Com a inauguração oficial, agendada para 28 de setembro, as obras de ampliação e modernização do complexo ficam oficialmente entregues.


Após a ampliação, a unidade salta de 16 mil para 37 mil metros quadrados de área construída e se torna a maior escola do Senai no país. Além da magnitude da área, os investimentos de R$ 59 milhões também garantiram infraestrutura e tecnologia de ponta à escola, bem como um auditório com capacidade para até 1.000 pessoas.


A unidade foi criada para atender às principais demandas das áreas de Alimentos e Bebidas, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário. Serão oferecidos cursos de educação profissional, desde iniciação ao mercado de trabalho e cursos técnicos, até o nível superior, com a Faculdade de Tecnologia - Fatec Senai MT, que contempla oito áreas de graduação e cinco MBAs.


São 50 salas de aula, cinco delas equipadas com mobiliário específico para treinamentos e palestras, além de 26 laboratórios projetados para os cursos de Tecnologia da Informação, Segurança e Saúde do Trabalho, Panificação, Confeitaria, Processamento de Carnes, Análise Sensorial e Laticínios, Microbiologia e outros.


A estrutura conta ainda com espaços projetados para desenvolver a criatividade e o empreendedorismo, biblioteca e área de leitura, num total de 78 ambientes de aprendizagem, além das áreas de convivência. Entre os destaques, está o Senai Lab, voltado à prototipagem e criação de novas startups.


Para o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, a obra contempla algumas das principais necessidades da Indústria 4.0 em um momento em que as tecnologias digitais e de automação ditam o futuro do mercado. “Somos a primeira instituição a oferecer cursos como Big Data e Líderes Lean, que são a base para quarta revolução industrial. Estamos entregando uma escola modelo e tenho certeza de que dela sairão os jovens que vão renovar o modelo de produção e garantir que nossa indústria se fortaleça cada vez mais”, enfatiza.


A diretora do Senai Mato Grosso, Lélia Brun, vê a unidade como um grande presente pelos 300 anos da capital mato-grossense. “Em um momento em que se clama por educação de qualidade, temos orgulho em ver a missão do Senai sendo cumprida. Estamos muito satisfeitos em proporcionar uma escola de primeiro mundo para os jovens talentosos de nosso estado. Para nós, o futuro é agora”, afirma.

bottom of page