top of page

Em 2020, Capital promove a EcoCuiabá, encontro mundial sobre sustentabilidade


Cuiabá já se prepara para promover a EcoCuiabá 2020. O evento tem a missão de colocar a Capital no centro do debate acerca da sustentabilidade no mundo, mobilizando os setores da sociedade nacional e internacional em torno das idéias de preservação e conservação do meio ambiente e ecologia, por meio da sustentabilidade.


A conferência mundial deve ser realizada na última semana de maio do ano que vem, em diversos pontos da Capital, com a presença de chefes de Estado e representantes de vários países e instituições dos setores ambientais. Na pauta, temas como a política nacional e mundial de resíduos sólidos e de recursos hídricos, utilização de energias renováveis, mobilidade urbana sustentável, mudanças climáticas e outros.


Com o aval dos ministérios do Turismo e Meio Ambiente, o EcoCuiabá teve como principal justificativa o fato de Mato Grosso representar três biomas diversos, sendo o Cerrado, Pantanal e Amazônia. Ao fim da conferência, a previsão é a elaboração de uma carta de compromisso entre as nações para o desenvolvimento sustentável nos próximo 50 anos.


Ações sustentáveis


Com o foco de cumprir a meta de cidade sustentável, a Prefeitura ressalta que já vem adotando algumas medidas, como a implantação de placas de energia solar em escolas municipais, assim como em estações e pontos de ônibus (exemplo da Estação Alencastro e do ponto em frente ao Pantanal Shopping).


Além disso, destacam parceria com o Tribunal de Justiça para o plantio contínuo de árvores e nova licitação da coleta de lixo contemplando uma balsa para a retirada de resíduos das margens e encostas do Rio Cuiabá e seus afluentes.


O edital de concessão da coleta de lixo também deve contemplar a construção de 50 containers subterrâneos, que serão instalados em pontos estratégicos para facilitar a coleta seletiva de lixo orgânico e reciclável. A iniciativa, de acordo com o Executivo, faz parte do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Capital, que irá ampliar a coleta seletiva e beneficiar um maior número de coletores de resíduos atendidos.


A prefeitura também prepara o novo edital do transporte coletivo com a exigência de que as empresas coloquem em circulação 20% da frota de ônibus com veículos elétricos já no início da concessão. A porcentagem representa 80 veículos. Em 10 anos, a meta será contemplar 100% da frota com tal tecnologia.


Por fim, outra ação elencada e a construção de parques municipais, com iluminação pública todas com lâmpadas LED. Exemplo do Parque da Família, na Morada do Ouro, em construção.


Durante a conferencia, a prefeitura pretende adotar um bairro da Capital como modelo de sustentabilidade, já que terá 100% do tratamento de esgoto, iluminação com lapadas LED, coleta seletiva e pontos de ônibus modernos e sustentáveis.

bottom of page