top of page

Festa de São Gonçalo do Porto acontece nesta quinta


A festa é famosa pela dança de São Gonçalo e pela forma como os devotos do santo pagam suas promessas “Há 125 anos testemunhando sonhos e restaurando vidas”, a Paróquia São Gonçalo do Porto ou São Gonçalo do Amarante de Pedro II convida a população para a sua grandiosa festa, que acontece nesta quinta-feira (10.01), com procissão, missa solene, quermesse com comidas típicas, sorteio do prêmio da rifa, show cultural de Nico e Lau e a tradicional dança de São Gonçalo, com a presença do grupo Flor Ribeirinha. A concentração será ás 17h30, no Museu do Rio, que parte em procissão até a Paróquia, localizada na avenida 15 de Novembro com a Senador Metelo, em Cuiabá, onde acontece a “Festa de São Gonçalo 2019”.


Um dos primeiros registros da Igreja de São Gonçalo do Porto é de 15 de novembro de 1.781, quando José Carlos Pereira de Souza, um baiano da cidade de Cachoeira, terceiro Juiz da então Vila de Cuiabá, fora chamado à Corte em Lisboa. Com espírito religioso, queria deixar na então Cuiabá sua marca de fiel devoto ao Santo português.


Tendo em vista a proximidade do porto do rio Cuiabá e a existência de ouro na região foi construída, neste local, uma pequena capela dedicada ao Santo e nela mais tarde foi colocada a imagem de São Gonçalo, que mede 1,45 metros, toda talhada em madeira vinda da cidade de Amarante em Portugal, cidade em que nasceu e viveu São Gonçalo. No dia 08 de abril de 1843, a Capela foi elevada a Paróquia. Conta-se que naquela época o povo reunia-se sempre em torno das igrejas de São Gonçalo e São Benedito (Igreja do Rosário).


A festa é sempre realizada do dia do Santo, 10 de Janeiro, e são esperadas mais de duas mil pessoas. A Procissão começa ás 18h, a partir do Museu do Rio, com concentração a partir das 15h30, segue até a Paróquia, onde terá a missa solene em honra e glória a São Gonçalo, ás 19h. A programação segue com a quermesse, ás 20h30, com comidas típicas, show de Nico e Lau, sorteio do prêmio da rifas, ás 21h30, e encerra com a tradicional dança de São Gonçalo , com a presença do Flor Ribeirinha, às 22h.

“Há grupos que vem para a procissão, outros procissão e missa, outros ainda procissão-missa e festa, onde acontece a dança tradicional de São Gonçalo, no pátio da Igreja. Dentro dos festejos dos 300 anos de Cuiabá estamos celebrando o jubileu da chegada dos religiosos Salesianos em Cuiabá – 125 anos de presença na área da evangelização, educação e trabalho missionário. Por isso o ano de 2019 será duplamente festejado no Bairro Porto e cremos em toda Cuiabá”, diz o padre da Paróquia São Gonçalo, Orozimbo de Paula Junior.


A festa é famosa pela dança de São Gonçalo e pela forma como os devotos do santo pagam suas promessas. A dança faz parte da cultura do povo cuiabano, da cuiabania. Como também faz parte da tradição apresentar as crianças recém nascidas ao Santo. Muitas mães apresentam seus filhos ainda no ventre. Há também devotos que recorrem ao Santo pedindo o fortalecimento dos ossos e pedindo saúde. Por isso a comunidade mantém viva essa tradição, de apresentar as crianças recém nascidas, e frequentar a missa da saúde todas às sextas-feiras, ás 16h.


“É uma honra para nós, eu e minha esposa Leonora, sermos rei e rainha da Festa São Gonçalo 2019. Uma festa de tradição que reflete toda a fé e devoção do povo de Cuiabá, de um Santo protetor, dos ossos, da saúde, considerado o advogado das causas perante a Deus. E ele é o padroeiro da Paróquia São Gonçalo, com a presença dos salesianos há 125 anos em Cuiabá. Será uma grande festa!”, convida o rei da festa, o vereador por Cuiabá, Luiz Claudio de Castro Sodré (PP).

bottom of page