Hotéis de MT voltam a aumentar taxa de ocupação após queda de 17,7% durante a pandemia

Por G1 MT


Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT) apontam que de janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019, o estado teve uma queda de 17,7% na taxa de ocupação durante a pandem


ia da Covid-19. O levantamento foi divulgado nessa segunda-feira (9).

A média de ocupação, segundo a Associação, ficou em 39,8%. O indicador está abaixo de 2019, que foi de 57,5% nesse mesmo período.

No entanto, os hoteleiros acreditam que o pior ficou para trás, já que nos últimos meses a taxa de ocupação voltou a aumentar. O mês de abril foi considerado um dos piores para o setor, pois a taxa de ocupação se restringiu a 5%.

À época, alguns hotéis chegaram inclusive a fechar as portas. Uns definitivamente. Outros, temporariamente. A gerente do Hotel Intercity, Liliane Alcântara, disse à Associação que ficou seis meses de portas fechadas e só decidiu retomar as atividades no início do mês passado. Segundo ela, atualmente, a taxa de ocupação média no local é de 40%.



Nesta reta final de 2020, o setor projeta uma temporada diferente dos anos anteriores. A aposta está nos atrati

vos locais, embora o final de ano seja considerado alta temporada principalmente para os destinos de praia. O presidente da ABIH, Jack Abboudi, considera que o cenário controlado de pandemia - porém não resolvido – fará com que muitas famílias optem por destinos de viagens de lazer próximas de suas origens.

Desde o início da pandemia, a ABIH-MT e a Associação Brasileira das Governantas (ABG) estabeleceram protocolos com recomendações para garantir a segurança de hóspedes e funcionários, que vão desde o uso de álcool gel e máscaras, até protetores faciais. Também foram recomendados cuidados específicos na troca e higienização de toalhas e roupas de cama, além da limpeza frequente dos filtros dos condicionadores de ar, entre outras medidas.


© 2020 visitecuiaba.com.br. Todos os direitos reservados à ABIH-MT.
Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso - Cuiabá - MT
Av. Carmindo de Campos, 146 – Sala 83

Fone: (65) 98471-7114

Email: abihmt@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle